Principais coberturas e garantias oferecidas
Compreensiva (Colisão, Roube e Incêndio)
A Cobertura Compreensiva garante o pagamento dos prejuízos decorrentes de danos causados ao veículo em caso de colisão, abalroamento, capotagem, queda em precipícios e de pontes, queda acidental sobre o veículo de qualquer objeto ou substância que dele não faça parte integrante e não esteja afixado; granizo, furacão ou terremoto, submersão total ou parcial, incêndio, explosão, raio e suas conseqüências, roubo ou furto, total ou parcial, respeitado o Limite Máximo de Indenização estipulado na apólice de seguro.
Roubo ou Furto
É um seguro que garante cobertura somente para roubo ou furto do carro segurado.
Seguro Cobertura Total
Cobre o segurado, seus ocupantes e danos a objetos e pessoas externas a ele.
Incêndio e Roubo ou Furto
Garante a reposição dos prejuízos materiais ao veículo segurado, exclusivamente em consequência de colisão ou incêndio.
Colisão e Incêndio
Garante a reposição dos prejuizos materiais ao veículo segurado, exclusivamente em conseqüência de colisão ou incêndio.
Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF)
Garante o reembolso de indenizações que o segurado for obrigado a pagar por danos causados pelo veículo segurado, a terceiros.
Acidentes Pessoais a Passageiros (APP)
Garante a indenização em caso de Morte ou Invalidez Permanente dos passageiros, em decorrência de acidente com veículo segurado.
Danos em Acessórios (CD Players, DVD, Televisores, entre outros)
São coberturas para os aparelhos e acessórios relacionados na apólice em caso de furto parcial.
Carroceria
Entende-se por carroceria a estrutura de chapa metálica (baú) ou de madeira, instalada em caráter permanente no veículo, que tem por objetivo transportar mercadorias. Todas as carrocerias necessitam de contratação de garantia específica.
Danos Morais a Terceiros
Garante ao Segurado o reembolso da indenização por danos morais causados a terceiros, pela qual vier a ser responsável civilmente em sentença judicial transitada em julgado, ou em acordo judicial ou extrajudicial autorizado de modo expresso pela seguradora. Em geral, somente pode ser contratada em conjunto com a cobertura de RCF.
Glossário de Seguros
Preciso me preocupar de ter meu seguro recusado?
Sim, podem ser recusadas caso o carro apresente irregularidade de emplacamento, muitas avarias, chassi remarcado.
O que significa “prêmio” na linguagem do seguro?
Prêmio é o preço do seguro. O cálculo é feito com base no perfil do segurado, no prazo do seguro, no valor segurado e na exposição do veículo a risco.
Franquia, o que é?
Entende-se por franquia a parcela que temos que pagar para consertar o carro em caso de acidente. Se o prejuízo não for superior ao valor da franquia, o pagamento do conserto deverá ser feito pelo segurado.
Para que serve a tabela FIPE?
É uma tabela com preços de veículos que apresenta o valor de mercado para cada ano e modelo de veículos nacionais ou importados.
Preciso pagar o DPVAT?
Sim, pois trata-se de um seguro obrigatório que protege as vítimas de acidentes de trânsito não importando de quem seja a culpa dos acidentes. Este seguro possui cobertura de: Morte ,Invalidez Permanente Despesas de Assistência Médica e Despesas Suplementares.
O que é cobertura para Kit Gás?
A cobertura de kit gás garante a reposição do equipamento instalado no veículo segurado nos casos previstos na apólice.
Razões para Contratar o Seguro Auto
É importante antes de fechar o seguro que tenha entendido e escolhido qual tipo de cobertura vai querer utilizar para seu cálculo: VALOR DE MERCADO REFERENCIADO – modalidade que garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia variável, em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referência, expressamente indicada na proposta do seguro, conjugada com fator de ajuste, em percentual, a ser aplicado sobre o valor de cotação do veículo, na data da liquidação do sinistro.
É importante que o questionário de perfil seja preenchido corretamente, pois em caso de sinistro se for identificada alguma informação inverídica você correrá o risco de perder o direito a indenização.
Normalmente as seguradoras incluem Assistências 24h como Reboque, troca de pneus, pane seca, etc., que são muito úteis em casos de emergência.
Importante realçar que para não ter surpresas em caso de sinistro, leia atentamente as condições gerais e garantias que se pretende contratar porque existem vários tipos de seguros e coberturas oferecidas : podendo ser total, somente para terceiros ou somente para incêndio e roubo.
Avalie o custo/benefício no pagamento de sua apólice – mesmo parecendo atrativo, um menor custo muitas vezes exclui coberturas e assistências importantes.
Preencha corretamente seus dados de perfil. Informações corretas podem melhorar o prêmio e evitar surpresas em eventuais sinistros.
Algumas seguradoras trabalham seus produtos por pacotes o que torna o seguro mais barato e podem oferecer bons descontos.
Informe-se sempre sobre as diferenças sobre os serviços oferecidos – algumas seguradoras oferecem cobertura em caso de desemprego ou de doença grave.
Ao contratar a cobertura verifique se você estipulou em seu perfil a quilometragem que realmente usa – isso evitará cobrança adicional em caso de reboque.
Verifique se a seguradora oferece descontos para mais de um automóvel.
Você poderá optar por uma cobertura sobre um percentual da Tabela Fipe, lembrando que isto refletirá diretamente em caso de indenização.
Ao utilizar qualquer Assistência 24h, o segurado não perderá seu Bônus.
O Bônus de uma seguradora poderá ser utilizado em outra, basta informar sua classe (Classe de Bônus) na hora da contratação.
No caso do veiculo segurado ser roubado ou furtado e posteriormente localizado com avarias e consertado, a franquia deverá ser paga.
A franquia só não será paga em casos de indenização integral (como roubo, furto, colisão ou incêndio) e em casos de danos parciais por incêndio.
Sempre faça o boletim de ocorrência em casos de roubo, furto, colisão envolvendo terceiros, nas quais o segurado é o responsável, e em caso de vítimas. Este boletim deverá ser apresentado para a Seguradora juntamente com os documentos exigidos para pedido de indenização.
Somente vale a pena acionar o seguro quando o valor da indenização for superior ao da franquia. E mesmo assim, lembre-se de que isto poderá reduzir seu desconto na próxima renovação.
Utilize sempre as oficinas credenciadas pela seguradora – alguns possíveis benefícios são: desconto ou parcelamento da franquia, atendimento diferenciado, agilidade na execução do serviço e garantia da seguradora na qualidade dos serviços realizados.
Mitos e Verdades
1) Quais coberturas posso contratar?
O Seguro de Automóvel permite contratar coberturas completas ou específicas. Existem coberturas específicas para incêndio, roubo, colisão, danos a terceiros e Assistência 24h. Na Segurar.com o cliente pode escolher o tipo de seguro que melhor se adapta à sua necessidade.
2) Se meu carro for guinchado, eu perco o desconto na renovação?
Não. O uso da Assistência 24h não afeta o bônus.
3) Posso contratar seguro só contra roubo?
Sim. Dependendo do uso do veículo e do perfil do cliente esta pode ser uma boa alternativa.
4) É cara a cobertura para terceiros?
Não. Faça a simulação e verifique você mesmo. Aconselhamos sempre fazer um bom seguro contra terceiros.
5) Emprestei o carro e bateram. E agora?
No questionário de perfil o segurado deve definir corretamente quem é o condutor principal, os adicionais e com que frequência eles utilizam o seu veículo. Para estes, o seguro estará válido. Para outros, não.
6) Se eu mudar de emprego ou casa, preciso informar?
Sim. Qualquer alteração em algum campo da apólice deve ser imediatamente informado à seguradora para não ter problemas no momento de um eventual sinistro – caso o procedimento não seja realizado o segurado pode ficar sem direito à indenização.
7) Posso usar meu desconto em outra seguradora?
Sim. O bônus é um benefício do segurado e poderá ser utilizado em outra companhia seguradora.
8) Franquia afeta muito no preço?
Sim. A franquia é a participação do segurado juntamente com a seguradora em caso de sinistro. Quanto maior a franquia, ou seja, a participação do segurado em um eventual sinistro, menor será o valor a ser pago pelo seguro.
9) É sempre necessário fazer a vistoria?
Não. Em muitos casos a vistoria não será necessária e isto será informado ao segurado.
10) O modelo do carro é o que mais afeta no preço do seguro?
Não. O preço do seguro está atrelado a todas informações prestadas no preenchimento do questionário. O modelo do veículo também influencia, mas não é o fator mais importante. Antes de escolher o seu veículo consulte a Tabela Segurar (http://tabela.segurar.com) para uma rápida referência.